Avaliação enviada. Obrigado!
Receita adicionada na agenda
Aves
SOBRECOXAS ASSADAS COM CACHAÇA E TANGERINA
Sobrecoxas assadas na cachaça e tangerina, douradas no forno e servidas com crocante de castanhas irresistível.
Clássico (sem restrições), Low Carb, Sem Glúten, Sem Glúten e Sem Lactose, Sem Lactose
Preparo: 01:00
Intervalo: 00:35
📅 Cadastrada em 25/04/2020 (atualizada em 13/09/2025)
Quer fazer essa receita? Acesse a lista de compras AQUI.
UTENSÍLIOS
EQUIPAMENTOS
MEDIDORES
xícara = 240ml, colher de sopa = 15ml, colher de chá = 10ml, colher de café = 5ml
INGREDIENTES
Ingredientes Sobrecoxas Assadas
Ingredientes Marinada
Ingredientes Crocante de Castanhas
PRÉ-PREPARO:
- Separe os utensílios e ingredientes da receita.
- Lave o limão que será usado para higienizar as sobrecoxas e com um ralador retire raspas da casca. Reserve as raspas para o crocante de xerém.
- Comece colocando as sobrecoxas na marinada (ver preparo).
- Pré-aqueça o forno a 220°C.
- Separe os ingredientes e utensílios dessa receita.
- Lave o alho-poró e seque. Sobre uma tábua, corte e descarte a ponta com a raiz, corte ao meio no sentido do comprimento e depois em pedaços de cerca 4 cm na transversal. Reserve.
- Lave e seque a salsinha e a cebolinha. Pique a salsinha e corte a cebolinha ao meio na largura. Reserve sobre papel toalha.
- Descarte os talos da erva-doce, deixando só o bulbo. Lave o bulbo, seque e, sobre uma tábua, corte ao meio no sentido do comprimento e depois cada metade em 4 partes, formando os gomos.
- Higienize a tangerina e corte em rodelas finas, com a casca, de cerca de 0,5 cm.
- Descasque e rale a cebola.
- Pique o bacon.
PREPARO:
Sobrecoxas Assadas (Marinada):
- Retire a pele das sobrecoxas (opcional) – nesta receita o frango fica mais dourado se assado com a pele.
- Limpe as sobrecoxas de toda a gordura aparente, esprema o limão (o mesmo que usou para retirar as raspas) sobre elas e esfregue.
- Lave as sobrecoxas em água corrente e seque com um papel toalha.
- Em uma tigela, faça a marinada: desmanche a mostarda na cachaça, a seguir, misture o azeite, o suco de limão, os galhinhos de tomilho e as sementes de erva-doce e adicione sal e pimenta.
- Coloque as sobrecoxas de frango na marinada e misture para incorporar os sabores.
- Reserve por, no mínimo, 15 minutos.
- Continue o pré-preparo.
Sobrecoxas Assadas:
- Aqueça uma frigideira antiaderente com um generoso fio de azeite.
- Retire as sobrecoxas da marinada e coloque na frigideira bem quente para selar antes de levar para assar no forno. Deixe dourar levemente dos 2 lados.
- Unte com azeite uma assadeira antiaderente com tamanho suficiente para fazer uma única camada.
- Arrume as sobrecoxas de frango – se deixou a pele, coloque-as viradas para cima para dourar mais.
- Adicione, intercalando, os gomos de erva-doce e os pedaços de alho-poró.
- Espalhe as rodelas de tangerina – não deixe que fiquem sobre as sobrecoxas pois vão atrapalhar o processo de dourar o frango.
- Regue com a marinada e leve ao forno pré-aquecido a 220°C.
- Após 20 minutos de cozimento adicione na assadeira as cebolinhas verdes.
Sobrecoxas Assadas :
- Asse por mais 25 minutos, ou até que as sobrecoxas e os legumes estejam cozidos e dourados.
- Enquanto isso, faça o crocante de castanhas.
Crocante de Castanhas:
- Em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, coloque a cebola ralada com o bacon.
- Vá mexendo até que fiquem dourados.
- Descarte toda a gordura.
- Adicione o xerém de castanhas ou amendoim, misture bem e refogue por mais 2 minutos.
- Junte a salsinha picada e as raspas de limão.
- Desligue o fogo e reserve.
FINALIZAÇÃO E MONTAGEM:
- Retire a assadeira do forno e arrume os gomos de erva-doce, o alho-poró, as cebolinhas verdes e as rodelas de tangerina em uma travessa ou, se preferir, distribua nos pratos.
- Coloque as sobrecoxas sobre a erva-doce, o alho-poró e as cebolinhas verdes.
- Passe o molho da assadeira por uma peneira diretamente sobre as sobrecoxas.
- Por último, espalhe o crocante castanhas.
DICAS EXTRAS:
- Sirva com arroz de coco ou purê de batata-doce com gengibre para equilibrar o frescor cítrico da receita.
- Se preferir, substitua a tangerina por laranja bahia ou limão siciliano em rodelas, mantendo o mesmo contraste de sabor.
- Experimente preparar o crocante com castanha-do-pará ou nozes para um resultado ainda mais aromático e com textura diferenciada.
da) Este(s) Ingrediente(s) pode(m) conter traços de glúten por contaminação cruzada. O glúten não causa nenhum mal ou desconforto às pessoas que não possuem sensibilidade ou alergia a lactose, podendo ser consumido moderadamente sem nenhum mal a saúde. Já o consumo por pessoas celíacas, mesmo que em pequenas quantidades, pode causar reações diversas. Por isso recomendamos sempre ler com muita atenção os rótulos deste(s) ingrediente(s) e de outros ingredientes eventualmente não sinalizados e optar por marcas que atestam que o produto não contém GLÚTEN.
db) Este(s) Ingrediente(s) pode(m) conter traços de lactose por contaminação cruzada. A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados, ela não representa nenhum risco à saúde quando consumida moderadamente por pessoas sadias. Já as pessoas que apresentam algum tipo de sensibilidade, alergia ou intolerância devem ter cuidado e atenção à presença de produtos derivados do leite na composição, como caseina, albumina e leite em pó. Por isso recomendamos sempre ler com muita atenção os rótulos deste(s) ingrediente(s) e de outros eventualmente não sinalizados e optar por marcas que certifiquem que são SEM LACTOSE.