Avaliação enviada. Obrigado!

Receita adicionada na agenda

Sobremesas

PERAS QUENTES COM CHANTILLY DE GORGONZOLA

Um doce da pêra e um chantilly com muito sabor.

Clássico (sem restrições), Sem Glúten, Vegetariano

Ícone tempo de preparo

Preparo: 00:15

Intervalo: 00:00


UTENSÍLIOS

1 frigideira(s) antiaderente(s), 2 tigela(s), 1 batedor de arame (opcional), 1 tábua(s), 1 peneira fina

EQUIPAMENTOS

convencionais + mixer (opcional) + batedeira

MEDIDORES

xícara = 240ml, colher de sopa = 15ml, colher de chá = 10ml, colher de café = 5ml



INGREDIENTES

Título do Parceiro Texto do parceiro, texto do parceiro, texto do parceiro. Texto do parceiro. Texto do parceiro, texto do parceiro.


Atualizar receita para:



Ingredientes Peras

2 unidade(s) peras grandes firmes, descascadas e cortadas em fatias ou em leque (fatie na diagonal sem desprender do cabo)
1 xícara(s) (chá) de água
limão a gosto (gotas)
2 colher(es) (sopa) de glucose de milho
2 colher(es) (sopa) de manteiga sem sal


Ingredientes Chantilly de Gorgonzola

1 xícara(s) (chá) de creme de leite fresco
1/2 xícara(s) (chá) de queijo gorgonzola (ou queijo azul)


PRÉ-PREPARO:


1.   Separe os ingredientes e utensílios para a receita.
2.   Descasque e corte as peras ao meio, sem retirar os cabos.  Retire as sementes, com cuidado. Em seguida, apoie sobre a tábua faça o corte em leque , buscando fazer fatias, sem que elas fiquem soltas do cabo. Ou simplesmente fatie, se preferir.
3.   Pingue algumas gotas de limão sobre as peras.


PREPARO:


Peras:

1.  Coloque a manteiga na frigideira antiaderente e leve ao fogo alto.
2.  Grelhe as peras por 1 ½ minuto de cada lado até ganharem cor.
3.  Abaixe o fogo para médio, adicione a água (ver quantidade nos ingredientes).
4.  Na sequência, acrescente a glucose de milho e misture delicadamente.
5.  Tampe e cozinhe  até as peras ficarem macias e calda encorpar, cerca de 8 a 10 minutos, se a água secar durante o processo, vá adicionando mais um pouco.
6.   Enquanto as peras cozinham, faça o chantilly de gorgonzola.

 

Chantilly de Gorgonzola:

1.  Ponha o queijo gorgonzola em uma tigela, acrescente ¼ da quantidade de creme de leite, bata com um batedor de arame ou mixer até formar um creme e reserve.
2.   Em outra tigela, bata o creme de leite restante com o mixer ou na batedeira  até formar picos firmes, de chantilly.
3.   Misture o creme de queijo com o creme de leite batido. Bata mais um pouco até obter uma mistura homogênea bem aerada.

 

Peras:

1.  Verifique o cozimento das peras. Elas tem que estar macias. Se necessário, cozinhe mais um pouco até atingir o ponto desejado. (o tempo pode variar se elas não estiverem maduras.
2.   Se desejar mais doce, ou até para dar brilho nas peras, coloque um pouco mais de glucose de milho.


FINALIZAÇÃO E MONTAGEM:


1.   Esta sobremesa deve ser servida quente e montada individualmente. Aqueça as peras para servir, se necessário.
2.   Coloque a calda no fundo dos pratos (coe para eliminar qualquer resíduo do processo de caramelização).
3. Coloque 2 metades das peras em cada prato.
4. Com duas colheres de sopa, molde bem o chantilly, colocando as porções em cada prato, intercalando com as peras.
5. Sirva imediatamente.


Avaliações