Avaliação enviada. Obrigado!

Receita adicionada na agenda

Arroz e outros Grãos

ARROZ PREGADO NO CALDO DE LINGUIÇA COM CAMARÃO

Um arroz com aquela crostinha dourada em baixo, perfumado com limão.

Clássico (sem restrições), Sem Glúten, Sem Glúten e Sem Lactose, Sem Lactose

Ícone tempo de preparo

Preparo: 01:00

Intervalo: 00:25

📅 Cadastrada em 25/02/2020 (atualizada em 29/06/2025)


UTENSÍLIOS

1 tábua(s), 1 chaleira, 1 panela(s), 1 peneira(s), 1 frigideira(s) larga(s) e funda(s) (de preferência de ferro), 1 espátula(s)

EQUIPAMENTOS

convencionais

MEDIDORES

xícara = 240ml, colher de sopa = 15ml, colher de chá = 10ml, colher de café = 5ml



INGREDIENTES

Título do Parceiro Texto do parceiro, texto do parceiro, texto do parceiro. Texto do parceiro. Texto do parceiro, texto do parceiro.


Atualizar receita para:



Ingredientes Arroz Pregado

azeite a gosto
1/2 unidade(s) cebola , picada(s)
1 dente(s) de alho , picado(s)
1/2 unidade(s) pimenta dedo-de-moça , sem sementes, picada(s)
1 xícara(s) (chá) de arroz arbóreo
1 colher(es) (chá) de cúrcuma a
4 xícara(s) (chá) de caldo de linguiça - ver receita
sal a gosto
200 g camarão pré-cozido congelado


Ingredientes Caldo de Linguiça Portuguesa

azeite a gosto
50 g linguiça portuguesa , sem pele, cortada em rodelas muito finas
1/2 unidade(s) cebola , cortada(s) em fatias grossas
1 dente(s) de alho , levemente amassado(s) (pode deixar a casca)
1 talo(s) de salsão cada talo com cerca de 7 cm (ou erva-doce fresca)
1 unidade(s) limão siciliano (fatia da casca sem a parte branca)
5 unidade(s) pimentas pretas em grãos a b
1 L água (fervente)
sal a gosto


Ingredientes Para Finalizar

1/2 unidade(s) limão siciliano (suco e raspas)
salsinha a gosto
cebolinha verde a gosto


PRÉ-PREPARO:


1.    Coloque uma chaleira com 1 litro de água para ferver para fazer o caldo.
2.    Comece fazendo o caldo de linguiça portuguesa (ver preparo).
3.    Retire os camarões pré-cozidos do congelador e tempere com sal e pimenta.
4.    Prepare os ingredientes para o arroz pregado: descasque e pique o alho e a cebola. Lave a  pimenta dedo-de-moça, retire as sementes e pique.
5.    Lave, seque e pique a salsinha e a cebolinha verde para a finalização.


PREPARO:


Caldo de linguiça (faça esta etapa antes de iniciar o pré-preparo):

1.    Descasque e corte a cebola em fatias grossas. Amasse levemente o alho (pode deixar a casca.  Lave e corte o salsão ou a erva-doce e corte uma fatia da casca do limão siciliano.
2.    Tire a pele da linguiça e corte em fatias muito finas. 
3.    Aqueça uma panela com um fio de azeite, adicione as fatias de linguiça e salteie por 2 minutos ou até estarem levemente douradas.
4.    Adicione o alho e a cebola e refogue por mais 1 minuto.
5.    Junte o salsão ou erva-doce, a casca de limão, as pimentas em grão levemente amassadas e a água fervente (ver ingredientes) e misture.
6.    Tempere com sal, tampe a panela e cozinhe por, no mínimo, 15 minutos.
7.    Continue o pré-preparo.

 

Caldo de linguiça Portuguesa:

1.    Coe o caldo de linguiça passando por uma peneira.
2.    Volte o caldo para a panela e mantenha aquecido em fogo baixo.
3.    Reserve as rodelas de linguiça e descarte os outros ingredientes do caldo.

 

Arroz Pregado:

1.    Em uma frigideira larga e funda, de preferência de ferro, com um generoso fio de azeite, salteie a cebola, o alho e a pimenta dedo de moça até a cebola estar transparente.
2.    Adicione o arroz e a cúrcuma e misture bem para que o arroz fique totalmente envolvido.
3.    Junte ¾ do caldo de linguiça fervente e cozinhe sem mexer por cerca de 25 minutos.em fogo médio, até que o arroz esteja quase cozido.
4.    Durante esse tempo vá olhando as beiradas do arroz – levante um pouco com uma espátula – pois a parte de baixo tem que adquirir uma crosta dourada, mas não pode queimar (se necessário acrescente mais um pouco de caldo).

 

ENTRADA OU SOBREMESA (opcional): 
Se optou por fazer uma entrada ou sobremesa, aproveite para preparar enquanto o arroz cozinha.

 

Arroz Pregado:

1.    Quando o arroz estiver quase cozido, retifique o sal e olhe de novo como está ficando a casquinha - deve estar bem dourada.
2.    Arrume por cima, os camarões pré-cozidos temperados e as rodelas de linguiça reservadas.
3.    Tampe a panela para que o camarão e a linguiça aqueçam no vapor.
4.    Deixe em fogo baixo, por cerca de 3 minutos – se cozinhar demais o camarão vai ficar borrachudo.
5.    Desligue o fogo.


FINALIZAÇÃO E MONTAGEM:


1.    Regue o arroz com o suco de limão e finalize com as raspas por cima.
2.    Sirva na própria frigideira ou se preferir distribua nos pratos.
3.    Finalize com  salsinha e cebolinha picadas por cima.



a) Este(s) Ingrediente(s) pode(m) conter traços de glúten por contaminação cruzada. O glúten não causa nenhum mal ou desconforto às pessoas que não possuem sensibilidade ou alergia a lactose, podendo ser consumido moderadamente sem nenhum mal a saúde. Já o consumo por pessoas celíacas, mesmo que em pequenas quantidades, pode causar reações diversas. Por isso recomendamos sempre ler com muita atenção os rótulos deste(s) ingrediente(s) e de outros ingredientes eventualmente não sinalizados e optar por marcas que atestam que o produto não contém GLÚTEN.

b) Este(s) Ingrediente(s) pode(m) conter traços de lactose por contaminação cruzada. A lactose é o açúcar presente no leite e seus derivados, ela não representa nenhum risco à saúde quando consumida moderadamente por pessoas sadias. Já as pessoas que apresentam algum tipo de sensibilidade, alergia ou intolerância devem ter cuidado e atenção à presença de produtos derivados do leite na composição, como caseina, albumina e leite em pó. Por isso recomendamos sempre ler com muita atenção os rótulos deste(s) ingrediente(s) e de outros eventualmente não sinalizados e optar por marcas que certifiquem que são SEM LACTOSE.

Avaliações